QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO EMPREENDEDOR DIGITAL?

Navegar com um empreendimento pelo oceano digital não é um fator facilitador se comparado aos desafios de gerir um negócio no mercado tradicional. Entre os desafios que o empreendedor digital costuma enfrentar no que se refere a sua empresa, pode se listar: Planejamento: todo negócio que pretende se destacar no mercado digital requer um planejamento …

Anúncios

O QUE É PRECISO PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL?

O conceito de Empreendedor foi consolidado pelo economista Schumpeter, ainda no século XIX, já ligado ao processo de inovação tecnológica, de criar novos produtos e processos. Desde então, a definição do perfil do empreendedor foi sendo observada e redesenhada por diversos pesquisadores. Entre as características do empreendedor que se destacam estão a disposição a correr …

A indústria e os setores criativos.

     Seguindo a variedade de modelos que norteiam os estudos da Economia e da Indústria Criativa, faz-se necessários definir com exatidão os métodos a serem utilizados, já que não existem caminhos certos ou errados a serem trilhados neste aspecto. Neste sentido, é relevante que os setores que compõe a indústria criativa respeitem o conhecimento tradicional e cultural …

A Criatividade como fator econômico

       A criatividade sempre esteve presente nas atividades humanas, sejam elas sociais ou econômicas. As definições conceituais da criatividade são diversas e permeiam percepções distintas sob a ótica de seus autores, dada a complexidade inerente a este fenômeno. Em função das características multifacetadas e pela complexidade das dimensões que permeiam o tema, a Criatividade não dispõe de …

O framework da Economia Criativa.

     Entende-se que o construto da Economia Criativa é precedido por outros termos como o da indústria cultural, da economia cultural e da indústria criativa. Esta última oriunda do trabalho intitulado Creative nation: commonwesth cultural policy, elaborado em 1994, pelo Departamento de Comunicação e Artes do governo australiano, o qual tratava a política cultural como peça chave …

Economia Criativa: breve contextualização histórica.

     O cenário econômico mundial, permeado pelo comportamento globalizado de seus consumidores, produtores e governo, vem alterando os processos de produção e distribuição de bens e serviços, num ambiente cada vez mais competitivo. Unido a este fato, o desenvolvimento de novas tecnologias da informação, ampliou-se o espaço para inovações que potencializam a diferenciação dos produtos e suas lógicas …

Seminário Países

No contexto profissional contemporâneo algumas habilidades têm se tornado cada vez mais exigidas pelas empresas contratantes, como o trabalho em equipe, a resolução de problemas com base na criatividade e na gestão de projetos. Entendendo que a academia deve se propor não somente a compartilhar conhecimento, mas também auxiliar o discente no desenvolvimento destas habilidades, …

O professor mentor

Grande parte das escolas e faculdades têm investido quantias substanciais na atualização de suas tecnologias educacionais , buscando otimizar e aprimorar os processos de ensino-aprendizagem. Entretanto, este tema tem acendido o debate de que o simples uso de novas tecnologias não garante um avanço substancial na geração de conhecimento.   Ainda esta semana, Anthony Salcito, …