Uncategorized

Frágil, resiliente ou antifrágil?

Você sabia que a gestão emocional também é uma Soft Skill?

Esta importante habilidade humana tem sido cada vez mais requisitada. Afinal de contas, conseguir lhe dar com tantas mudanças e incertezas em escalas tão elevadas e velocidade tão intensas, nos convida a fortalecer a compreensão das nossas emoções, não é mesmo?

Uma pessoa frágil, tem maior dificuldade em se adaptar às mudanças e possui pensamentos mais rígidos. Pense numa taça de cristal, qualquer pressão acima na normal pode fazer com que esta taça se quebre. Em geral, neste estado, as pessoas tendem a sofrer mais em cenários de incerteza. 

E quanto à resiliência? Temos ouvido falar bastante deste termo que nasceu na Física e foi adaptado para a Psicologia. A resiliência está ligada à propriedade de um corpo voltar ao estado anterior ao de uma pressão exercida sobre o mesmo. Ou seja, após períodos de pressão, a pessoa consegue se adaptar a este stress e depois voltar à neutralidade, ao mesmo lugar em que estava antes. Numa analogia, gosto de comparar a resiliência ao bambu, que vai e volta com o vento, mas também tem sua firmeza. 

E o que representa ser antifrágil? Bem, além de também ter adaptabilidade, uma pessoa antifrágil em vez de voltar ao estado de normalidade como os resilientes, ela consegue superar uma crise e crescer, criando novas oportunidades. Um exemplo para esta característica são os nossos músculos, que crescem ao serem submetidos à pressão dos exercícios. 

Desenvolver a habilidade de nos tornarmos antifrágeis tem sido um grande diferencial tanto no mundo corporativo como na manutenção da nossa saúde emocional. Lembre-se, a inteligência emocional é uma habilidade humana e como tal pode ser desenvolvida. Se precisar procure ajuda de psicólogos e terapeutas, pois nossas emoções merecem ser tratadas com carinho e profissionalismo. 

#softskills #desenvolvimentohumano #desenvolvimentopessoal #habilidadessocioemocionais #vidacriativa #revoluçãohumana #socioemocionais #carreira #mentoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s