QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO EMPREENDEDOR DIGITAL?

two person shaking each others hands
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

Navegar com um empreendimento pelo oceano digital não é um fator facilitador se comparado aos desafios de gerir um negócio no mercado tradicional. Entre os desafios que o empreendedor digital costuma enfrentar no que se refere a sua empresa, pode se listar:

Planejamento: todo negócio que pretende se destacar no mercado digital requer um planejamento estruturado. Para isto o empreendedor digital precisa não só desenvolver seu produto de forma alinhada com as necessidades do mercado, mas também orientar todos seus processos de gestão de maneira orquestrada. Esta etapa exige muito estudo e pesquisa, além da definição dos objetivos de curto, médio e longo prazo. É importante que se descreva, para cada um destes períodos, o que se pretende alcançar, o que precisa ser executado para cada meta e quais os recursos necessários.

Gerenciamento do tempo. Se em uma empresa tradicional a gestão do tempo já aparece como um desafio, no mercado digital este tema ganha mais relevância. O home office, tem sido o espaço de muitas empresas virtuais quando começam suas atividades, e neste sentido, enfrentar a procrastinação e organizar a agenda de maneira produtiva são pontos importantes para que o empreendedor organize seu dia a dia. Aqui entra, de novo, o planejamento. Uma dica é criar de maneira visual, na forma de um mural, um controle das atividades que estão pendentes, em andamento e finalizadas.

Finanças. Um dos grandes desafios enfrentados pelos empreendedores é a gestão de finanças. Quando se trata de uma pequena empresa é comum que se confundam os gastos pessoais com os da empresa, comprometendo assim o planejamento financeiro e a capacidade de investimento. Um importante ponto de partida é a definição de quais são os custos fixos e quais são os variáveis, além de criar um fundo de reserva para situações emergenciais. Uma sugestão no que se refere às finanças, é que o empreendedor defina um salário mensal que pretende retirar por mês, evitando retiradas ocasionais, fato que desestrutura a organização destes recursos.

Inovação. Estando em um mercado digital, o empreendedor precisa estar em constante atualização e monitoramento do mercado. As informações adquiridas são combustíveis essenciais para que se possa gerar inovação em sua empresa. Para cada modelo de negócio, seja ele um e-commerce, infoprodutos, marketplace ou um blog, existe uma infinidade de inovações sendo geradas diariamente pelo mercado e o empreendedor digital que deseja se destacar, não pode parar no tempo. Mantenha-se sempre atento à concorrência e buscando novas formas de encantar os seus clientes.

Por fim, lembrar que não se está sozinho é fundamental. Hoje existem inúmeras empresas especializadas em dar o suporte necessário ao empreendedor digital, seja na esfera tecnológica ou da gestão. Iniciar por um processo de autoconhecimento, identificando seus pontos fortes e fracos, ajuda a identificar onde o empreendedor digital pode caminhar sozinho, onde pode se desenvolver e onde precisa da ajuda de um parceiro, assim otimizará seus recursos e poderá alcançar mais sucesso na sua jornada empreendedora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s