O QUE É PRECISO PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL?

woman using space gray iphone x
Foto por rawpixel.com em Pexels.com

O conceito de Empreendedor foi consolidado pelo economista Schumpeter, ainda no século XIX, já ligado ao processo de inovação tecnológica, de criar novos produtos e processos. Desde então, a definição do perfil do empreendedor foi sendo observada e redesenhada por diversos pesquisadores. Entre as características do empreendedor que se destacam estão a disposição a correr riscos; nele há uma inconformidade que o impulsiona a buscar a melhoria contínua de seus produtos ou, por meio da chamada destruição criativa, super os modelos existentes e propor novos produtos; possui, assim, uma exuberante necessidade de realização, se dispondo a enfrentar as empresas que já estão estabelecidas no mercado.

O que normalmente serve como propulsor inicial de um empreendimento é a paixão por sua idéia, este fato consolida sua força para enfrentar os desafios advindo de um novo negócio, de um novo produto ou de um novo processo. Contudo, além de desenvolver as principais habilidades amplamente listadas nas literaturas sobre o tema do Empreendedorismo, é preciso incluir algumas outras competências se há o desejo de explorar esta grande vitrine global que é a Internet. Para Gomes (2003, p. 15),

o empreendedor virtual deve ser um indivíduo que possua todos os requisitos necessários para ser um empreendedor, com algumas qualidades mais evidentes, como gerenciamento de inovação, identificador de tendências, descobridor de nichos e principalmente deve conhecer muito bem o ramo em que atua.

Mesmo que pareça redundante, vale destacar o fato de que se o empreendedor pretende desbravar o mercado digital, precisa reavivar constantemente seu interesse pelo mundo virtual, permanecendo inteirado das possibilidades e oportunidades que este imenso universo proporciona. Se for o caso do empreendedor não se sentir atraído por este espaço, sentindo-se desconfortável ao navegar em sites, plataformas ou redes sociais, sugere-se ponderar se esta é a melhor opção para seu negócio.

Além do domínio das competências tecnológicas é necessário que o empreendedor desenvolva as competências de gestão, preparando-se por meio de planejamento e definição de estratégias para as áreas de logística, gestão de pessoas, marketing, finanças, entre outras. Um aprofundado conhecimento do mercado em que se atua ou pretende atuar é um pré-requisito para o empreendedor, em especial para o empreendedor digital. Realizar um benchmarking é fundamental para se estudar os modelos que mais se destacam nos segmentos que o empreendedor pretende desvendar. Neste sentido, destaca-se a importância do reconhecimento do papel do marketing digital e da relevância das estratégias desenhadas sobre esta ótica.

 

GOMES, R. C. O. Empreendedor X E-Empreendedor. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), Faculdade Cenecista de Campo Largo, v. 2, n. 1, p.1-17, maio 2

Anúncios

Uma resposta para “O QUE É PRECISO PARA SER UM EMPREENDEDOR DIGITAL?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s