Seminário Países

No contexto profissional contemporâneo algumas habilidades têm se tornado cada vez mais exigidas pelas empresas contratantes, como o trabalho em equipe, a resolução de problemas com base na criatividade e na gestão de projetos. Entendendo que a academia deve se propor não somente a compartilhar conhecimento, mas também auxiliar o discente no desenvolvimento destas habilidades, é importante que os acadêmicos tenham espaço e orientação para desenvolver estar habilidades.

O estudo de caso aqui apresentado descreve a experiência realizada nas disciplinas de Macroeconomia do curso de Administração e Economia e Mercado do curso de Engenharia de Produção, conduzidas pela professora Ana Barcellos nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Tendo como fonte de inspiração a metodologia proposta pelo PBL (Problem Based Learning) foi estruturado um estudo designado Seminário Países, que teve como pano de fundo o estímulo da aprendizagem dos conteúdos de macroeconomia por meio da resolução de problemas. Sendo que o pano de fundo do Seminário tem o objetivo de realizar um estudo comparativo entre os principais indicadores macroeconômicos de diferentes países.

Além dos indicadores macroeconômicos, os alunos também pesquisaram sobre dados culturais de cada país, como literatura, arte, música, gastronomia e esportes. Para que desta forma, além do conteúdo teórico, o desenvolvimento do trabalho também fortalecesse o entendimento da amplitude cultural que cada país tem.

Para desenvolver esta atividade, cada aluno foi sorteado com um país que seria foco do estudo de caso ao longo do semestre. De forma que posteriormente passaria à realização do estudo do referencial teórico dos principais indicadores econômicos; o levantamento dos resultados os indicadores do país pesquisado e, por fim, traçaria uma análise comparativa dos dados do país com os dados do Brasil. Dentre os países sorteados estavam: China, Índia, Rússia, Uruguai, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Indonésia, Austrália, Reino Unido, Itália, França, Síria, Egito, Grécia, Argélia, Holanda, Japão e Espanha.

Durante o semestre, a medida que cada indicador era abordado em sala, os alunos iam atualizando o mural de informações que foi criado em sala, com um cartaz de cada país, como o exemplo a seguir.

No decorrer do estudo, buscou-se adequar as características deste com a proposta metodológica do PGL, por meio dos seguintes sete passos:

  1. Identificação do problema

Foi apresentado aos alunos o objetivo do Seminário, ilustrando que cada um deveria, ao fim do estudo identificar o melhor país para realizar um novo empreendimento, se o Brasil ou o país sorteado.

  1. Explorar o conhecimento pré-existente

Por meio da apresentação de entrevista televisivas os alunos foram compelidos a dimensionar o conhecimento que já trazia em sua bagagem intelectual acerca dos indicadores macroeconômicos que seriam abordados no semestre: PIB, PIB per Capita, Taxa de Crescimento, Taxa de Inflação, Taxa de Juros, Desemprego, Taxa de Câmbio e Balança Comercial.

  1. Gerar hipótese

Questionados acerca de seus conhecimentos preliminares sobre cada um dos países sorteados, os alunos puderam delinear suas hipóteses de qual seria o melhor cenário para receber um novo empreendimento, se o Brasil ou o país sorteado.

  1. Identificar questões de aprendizagem

Além da compreensão do ferramental teórico utilizado para construir suas argumentações, os alunos também identificaram outras questões que deveriam ser aprendidas em maior ou menor grau por cada aluno, como: compreensão das realidades culturais e econômicas dos diferentes países, uso de ferramentas para geração de gráficos e tabelas (Excel), utilização de fontes de dados confiáveis para a pesquisa, desenvolvimento de análises descritivas, inter-relação entre diferentes indicadores, técnicas de apresentação e foco nas atividades de pesquisa.

  1. Empreender auto estudo para novos conhecimentos

Como o trabalhado foi individual, os alunos tiveram que orientar seus estudos de maneira auto focada. Além das orientações teóricas realizadas em sala de aula, a professora manteve a apresentação dos atuais indicadores macroeconômicos brasileiros a cada tema abordado, com o intuito de ilustrar a relação da teoria e da prática, além de ilustrar a forma com que os alunos poderiam desenvolver as análises referentes a seus países.  Os discentes buscaram não somente a compreensão dos conteúdos teóricos abordados, mas também os resultados atuais cada um dos indicadores de seus países. E no desenvolvimento do produto final que são a apresentação oral e escrita na forma de relatório, os alunos puderam tomar contato com as demais deficiências que tinham e foram estimulados a se aprimorar.

  1. Reavaliar e aplicar o novo conhecimento

Com a materialização do conhecimento gerado durante o semestre, os alunos puderam perceber de forma bastante direta todo o conhecimento que haviam abarcado ao longo do desenvolvimento do Seminário. Culminado na identificação do país com melhor cenário econômico para receber um novo empreendimento. O foco central, foi dado às análises, já que nestas o acadêmico precisou reunir os conhecimentos teóricos absorvidos, sua capacidade de estudos comparativos e de expressão por meio de produção textual e oral.

  1. Avaliar e refletir sobre a aprendizagem

O momento de apresentação dos Seminários é rico pela troca de conhecimentos acerca de cada país estudado, onde cada aluno reforça seu aprendizado no momento em que está compartilhando os resultados de suas pesquisas e também adentra em outros cenários apresentados pelos colegas de classe. Neste momento, em especial, o professor convida todos a uma reflexão sobre a evolução dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.

Indicadores2De modo geral, o resultado da atividade foi bastante proveitosa, tanto do ponto de vista da absorção de conhecimento, como da motivação dos acadêmicos em participar das atividades propostas e da interação entre a teoria e prática.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s